PUB
Recheio 2024 Institucional

Portuenses elegem “Ponte Douro” como nome favorito para a nova ponte

Portuenses elegem

A apenas um dia de ser revelada a escolha do nome para a nova ponte sobre o rio Douro a VIVA! foi para a rua perceber qual a opinião dos portuenses.

Recorde-se que estiveram a votação, pelo período de 30 dias, seis nomes eleitos pela comissão de seleção. A população teve assim oportunidade de escolher entre: «Ponte da Boa Viagem»; «Ponte da Ferreirinha»; «Ponte Douro»; «Ponte da União»; «Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento»; e «Ponte da Boa Passagem».

À nossa reportagem os portuenses mostraram-se divididos, mas o nome «Ponte Douro» foi o que reuniu mais consenso. A justificação foi comum entre Maria e Gilberto Fernandes e Armindo e Conceição Oliveira: “porque passa sobre o rio Douro”.

Ainda que tenha feito a mesma escolha, Isabel Gomes defendeu a sua opção pelo facto de “Gondomar, Porto e Gaia unirem-se muito pelo ouro através da filigrana”. Ana Pinto, por sua vez, elegeu «Ponte União», uma vez que a infraestrutura irá unir as cidades do Porto e Gaia.

Esta é também a opinião defendida por José Andrade; e Rosa Marinho não conseguiu decidir entre «Ponte Douro» ou «Ponte da Ferreinha», visto que os dois nomes são igualmente bem representativos da cidade Invicta.

Para o jovem Júnior Vieira «Ponte da Boa Passagem» parece «encaixar» com nova infraestrutura, até porque “uma ponte que possa unir Porto e Gaia pode resultar numa coisa muito bonita e agradável de se passar”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já Ana Oliveira optou por «Ponte da Ferreirinha» porque “olhando para esses nomes todos” é o que lhe “soa mais a Porto” e lhe é “mais familiar”.

Por outro lado, António Gouveia não concorda com nenhuma das propostas. Sublinhou que a comissão de seleção foi “pouco imaginativa” nas opções colocadas a votos e acrescentou que apesar de a «Ponte Douro» ser a mais falada pela população, também é “pouco original”.

“Nenhuma das opções me diz alguma coisa, aliás a ponte vai passar perto de onde morou a Sophia de Mello Breyner e esse poderia ser eventualmente um bom nome. Já muitas pessoas pronunciaram sobre isso”, concluiu.

Todos os entrevistados confessaram não ter expresso a sua escolha na votação, que estava aberta a todos os cidadãos, inclusive aos que residem fora do Porto ou Gaia. Alguns deles disserem ainda não ter sequer conhecimento da realização desta iniciativa.

De referir também que no inquérito online feito pela VIVA! os leitores elegeram «Ponte Douro» como o nome da nova ponte, ficando em segundo lugar «Ponte Ferreirinha» e em terceiro «Ponte União».

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem