Todos estão convidados a participar na construção de uma cascata comunitária de São João. Reavivar a memória de um dos símbolos mais tradicionais desta festa secular é o objetivo do projeto que vai já na sua terceira edição.
Promovida pela Câmara do Porto, através da PortoLazer, a construção de uma cascata comunitária é uma iniciativa aberta a toda a cidade.
Todos os participantes são desafiados a construírem uma “casinha” inspirada nas suas memórias da cidade. O objetivo é que a Cascata de São João, que incluirá um conjunto de figuras tradicionais, possa este ano integrar cerca de 500 peças, que serão concretizadas ao longo de 10 oficinas gratuitas, entre os dias 3 e 7 de junho, nos seguintes locais e horários:
- Dias 3, 4, 5, 6 e 7 de junho: das 10h0 às 13h, no Mercado Temporário do Bolhão (sem necessidade de inscrição, com admissão será feita mediante ordem de chegada, dentro das capacidades do espaço;
- Dias 3, 4, 5, 6 e 7 de junho: das 17h às 19h, na Oficina Brâmica, na Rua de Santo Isidro, 181 (requer inscrição e confirmação, através do email [email protected]).
As “casinhas” e outros elementos alusivos à cascata serão feitas em grés através da técnica da ocagem e modelagem, sendo coloridas com as cores habitualmente utilizadas na cidade, nomeadamente, azul-cobalto, branco, amarelo ocre, verde e o vermelho ferrugem através da técnica do engobe.
As peças criadas nas várias oficinas serão depois exibidas em espaço publico. A inauguração está prevista para o dia 13 de junho.
Foto: CM Porto