Os portos de Leixões e Viana do Castelo participaram na experiência piloto de desenvolvimento da ferramenta tecnológica “3Port”, que permite ganhos de eficiência e diminuição de custos de operação, potenciando “um crescimento sustentável” daquelas estruturas.
Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) juntamente com a empresa TRIEDE TTI, a solução tecnológica é, defendem os responsáveis, “uma inovação que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, através de áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados”. Em comunicado enviado às redações, o INESC TEC explicou que a ferramenta – desenvolvida ao longo de dois anos – faz uma “integração homogénea” tanto de sistemas internos do porto como de informação pública, permitindo, através do 3Porto Live Map, a interação com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto.
Quarta-feira 23 Setembro, 2015
Portos de Leixões e Viana equipados com ferramenta tecnológica 3Port
A solução, criada pelo INESC TEC e pela empresa TRIEDE TTI, permite ganhos de eficiência e diminuição de custos de operação.