CMPorto

PortoCartoon “voa” até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro

PortoCartoon “voa” até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Mais de três dezenas de caricaturas sobre Amália Rodrigues estão patentes no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, até ao final de março. Trata-se de uma homenagem à fadista que muito contribuiu para a escolha do fado como Património Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2011).

Em 2020 celebra-se o centenário de nascimento de Amália Rodrigues e o Museu Nacional da Imprensa, através do PortoCartoon e em colaboração com a ANA-Aeroportos de Portugal, decidiu destacar a efeméride com o humor mundial.

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, iniciativa que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Fernão de Magalhães, entre outras.

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países, como Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egipto, Espanha, Finlândia Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia. O júri decidiu atribuir o primeiro prémio ao artista português António Santos-Santiagu, o segundo a Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro a Aurélio Mesquita (Portugal).

A exposição, com curadoria do diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, coloca em relevo, em boa parte das obras, o aparelho vocal e outras características da fadista.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef