De distinção em distinção, a cidade do Porto voltou a vencer um prémio de grande relevo internacional. Trata-se do título de “Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar” em todo o mundo, uma distinção entregue nos World Travel Awards (WTA).
Tal como refere a Câmara do Porto, os WTA são conhecidos como os “Óscares do Turismo”. A cerimónia que consagrou o Porto aconteceu no Funchal, sendo que a Invicta se destacou entre cidades com bastante nome.
Entre estas, a Cidade do Cabo (África do Sul), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Jakarta (Indonésia), Lisboa (Portugal), Miami (Estados Unidos), a Região de Ática (Grécia) e Xangai (China).
No entender da vereadora do Turismo e Internacionalização, este prémio é mais uma prova que reflete a riqueza e a diversidade da oferta turística do Porto, ao destacar a qualidade da experiência proporcionada aos visitantes e residentes.
Catarina Santos Cunha aproveitou ainda para salientar a grande “beleza paisagística, onde o rio encontra o mar, ideal para o usufruto harmonioso de todos, sejam visitantes ou residentes”.
A representante do município portuense aproveitou ainda para enaltecer que esta distinção mundial se encontra alinhada com a estratégia da própria autarquia. Catarina Santos Cunha explica que o plano passa por promover a descentralização e explorar diferentes áreas da cidade, como o Quarteirão Atlântico, por exemplo.
Importa referir que não é a primeira vez que o Porto é destaque nos World Travel Awards. Chegou a vencer o título de “Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana” em 2023 e 2020, além de ser eleito “Melhor Destino de Cidade da Europa e do Mundo”.