PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto vai ter mais 4,6 hectares de área verde

Porto vai ter mais 4,6 hectares de área verde

46 mil metros quadrados. É esta a área de espaço verde que irá nascer na zona oriental da cidade do Porto com a construção do TIC – Terminal Intermodal de Campanhã, e que será distribuída entre a sua cobertura totalmente verde e a área circundante igualmente ajardinada.

“O TIC é um projeto revolucionário para os transportes e a mobilidade no Porto, além de um grande empreendimento de arquitetura e engenharia com os seus 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção. Mas é também revolucionário no campo da sustentabilidade ambiental, já que vai tornar-se no maior polo de absorção de carbono na cidade: entre a sua cobertura totalmente verde e a área circundante igualmente ajardinada, vão ser 46 mil metros quadrados de superfície verde”, destaca a Câmara do Porto, no seu portal de notícias.

A autarquia congratula-se com o facto de este não ser mais um projeto, prometido à cidade desde 2003, já que as obras tiveram início no passado dia 23.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A nova plataforma intermodal em Campanhã será construída com “respeito integral pela norma internacional LEED (do inglês: Leadership in Energy and Environmental Design; em português: Liderança em Energia e Design Ambiental)”. Segundo explica o Porto., “trata-se de uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com o intuito de promover e estimular práticas de construção sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde. Prevê categorias como Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes e Inovação e Prioridades Regionais”.

Quando estiver concluído – o prazo estimado para a construção é de dois anos –, o TIC vai constituir “um dos principais nós da rede de transporte público, enquanto interface estratégico de um anel de contorno da cidade do Porto, funcionando em articulação com o interface da Casa da Música e o futuro interface do Hospital de S. João”.

O TIC vai abranger os comboios suburbanos e os de longo curso, o metro e a rede urbana da STCP, além dos autocarros de serviço intermunicipal e regional.

Representando um investimento de cerca de 13 milhões de euros, o Terminal de Campanhã terá ainda áreas utilitárias, como parque de estacionamento, terminal de camionagem, estação de serviço, paragens “kiss & ride“, parque de bicicletas e parque de táxis, bem como áreas complementares de apoio ao público, áreas administrativas e áreas técnicas essenciais.

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem