Vai nascer na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto, uma galeria de arte dedicada a livros de artista, uma iniciativa de Nuno Centeno, única no mundo. Abre portas a a 21 de setembro.
Numa área de mil metros quadrados, o novo espaço vai juntar ao espaço expositivo (com capacidade para acolher mais do que uma mostra em simultâneo) uma Artist Book Gallery, “provavelmente, o primeiro espaço no mundo dedicado a livros de artista único”, refere Nuno Centeno, citado pelo Pporto.
O galerista portuense, um dos mais respeitados da Europa segundo a ArtNet (plataforma online dedicada às artes visuais), quer “criar mais dinâmica, diversificar o modelo de negócio dentro da mesma área e educar os novos públicos para algo muito contemporâneo que é a obra de arte como livro, como objeto.”
Para isso, vai criar a Artist Book Gallery, na Cooperativa dos Pedreiros. No entante, a galeria terá ainda um suporte online, onde todos os livros estarão disponíveis para consulta, com acesso gratuito.
A abertura do espaço, localizado na Rua da Alegria, está marcada para o dia 21 de setembro, com uma exposição do artista norte-americano Blake Rayne.