
Os jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, vão acolher um grande evento gastronómico no início do verão: o Vinhos Verdes – Essência Festival, que acontece de 6 a 8 de junho.
Durante três dias, o espaço transforma-se num ponto de encontro entre vinhos de excelência, pratos criativos, chefs de renome, experiências sensoriais e muita música. O mote deste ano — “A principal experiência de gastronomia” — reflete-se num programa que vai muito além das provas vínicas.
Um dos grandes atrativos do festival são os Banquetes Essência, jantares e almoços exclusivos que juntam nomes grandes da gastronomia com cozinhas de raiz tradicional:
- Sexta, 6 de junho (19h) – Arnaldo Azevedo (Vila Foz) e Deolinda Fontaínha (Tasquinha da Linda) preparam uma refeição baseada em sabores do mar
- Sábado, 7 de junho (19h) – Marlene Vieira, vencedora de estrela Michelin, apresenta um menu com assinatura e forte identidade
- Domingo, 8 de junho (13h) – Vítor Matos (vencedor de 2 estrelas Michelin) une-se a Maria do Céu Abreu (A Cozinha Velha) para reinventar a tradição à mesa
Também vai haver cozinha em tempo real, com interação e partilha
Os showcookings e masterclasses fazem parte da programação do evento, com destaque para a chef Cristina Manso Preto, que conduz as sessões Mãos na Massa, onde desafia o público a participar. As crianças também têm direito a uma versão adaptada: o Mini-Mãos na Massa, em parceria com a Nutrir.
Nomes como Luís Américo, António Loureiro, Julien Montbabut e Rafaela Louzada protagonizam apresentações ao vivo, revelando técnicas e pratos que valorizam o vinho verde como ingrediente e inspiração.
O recinto vai contar ainda com várias propostas gastronómicas, servidas em formato informal mas sem abdicar da qualidade. Estarão presentes os seguintes restaurantes/food boxes:
- Chama, de Zé Pedro Moreno – inovação com base em produtos locais;
- Wish, onde António Vieira junta sushi aos sabores mediterrânicos;
- Casa Inês, com pratos tradicionais do Porto em ambiente acolhedor;
- Sala de Prova, com menus desenhados a pensar em harmonizações com vinho;
- Segreti do Chef, uma gelataria de autor com mais de 80 sabores criativos;
- Minhofumeiro, petiscos minhotos.
Também haverá música no evento, sendo que às 22h de sexta-feira, poderá assistir a um concerto dos HMB. No sábado, às 16h30 e às 21h, respetivamente, é a vez dos “A Kind of Queen” fazerem um tributo à banda britânica e dos Insert Coin reviverem os anos 2000.
Para acabar, há ainda um espetáculo dos Cassete, no domingo às 16h30, que promete recordar canções populares dos anos 80. Mais informações podem ser encontradas aqui.