A Cátedra Internacional de Bioética anunciou, esta quinta-feira, que vai mudar a sua sede para a cidade do Porto e instalar-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
“Com a mudança para o Porto, o nosso país reforça o seu posicionamento no estudo e debate em torno da Bioética, em particular graças ao esforço efetuado pelas academias portuguesas”, salienta Rui Nunes presidente da Associação Portuguesa de Bioética e agora pate integrante do Conselho de Administração da Cátedra.
A Cátedra Internacional de Bioética é uma organização de defesa dos direitos humanos que atualmente tem a sua sede em Haifa, Israel.
Esta mudança, para Rui Nunes, representa um sinal claro do excelente trabalho que tem sido desenvolvido em Portugal no campo da Bioética.
“Esta decisão de mudar a sede da Cátedra para o Porto, e em particular para a FMUP, é um reflexo da força da academia e das instituições científicas nacionais”, reforça Rui Nunes e acrescenta que “é também o reconhecimento internacional da importância de Portugal no panorama multicultural e multilateral que o mundo está hoje a presenciar”.
Esta instituição tem por objetivo principal promover a educação para a bioética em instituições académicas em todo o mundo, assim como promover os direitos humanos, os direitos humanos das mulheres, a ética das ciências da vida e o direito da saúde nos diferentes países do planeta.
A Cátedra tem mais de 250 centros em todo o mundo, com cerca de 1500 voluntários, tornando-se na maior organização desta natureza à escala global.