PUB
CIN - Branco Perfeito

Porto vai ser a capital mundial da viola d’arco

Porto vai ser a capital mundial da viola d’arco
De quarta-feira a domingo, o Porto vai acolher o 42.º Congresso Internacional de Viola d’Arco, evento realizado pela 1.ª vez em Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com mais de 450 violetistas inscritos, o encontro, promovido pela International Viola Society desde 1973, vai já na 42ª edição, e reúne uma notável comunidade de músicos, professores e programadores e pretende promover e debater a história e cultura da viola d’arco.
Durante cinco dias, o Mosteiro de São Bento da Vitória é o palco de concertos, recitais, conferências, masterclasses e workshops organizados pela Associação Portuguesa de Vila d’Arco, com o apoio do Teatro Nacional São João.
A Casa da Música e Rivoli Teatro Municipal são os outros espaços que acolhem os concertos no âmbito do evento.  
“Serão cinco dias de intensa atividade musical, que incluem recitais de viola, ‘masterclasses’, concertos de orquestra com viola solo realizadas pelos melhores violetistas do mundo além de numerosas conferências proferidas por relevantes personalidades da comunidade musical e económica do panorama internacional”, garante a organização do congresso.
No total, o presidente da Associação Portuguesa da Viola d’Arco, Jorge Alves, disse que estarão envolvidos cerca de mil músicos durante os dias do congresso.
Ao longo do evento vão ter lugar várias estreias mundiais, europeias e nacionais, de peças para aquele instrumento de cordas.
Quanto a concertos, na noite de quinta-feira, a Casa da Música vai receber a Orquestra Clássica de Espinho, no dia seguinte a Orquestra Sinfónica do Porto e, no sábado, a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3