
Para além dos Paços do Concelho, a Ponte Luiz I, a Sé do Porto, o Forte de S. João Baptista, o Mercado Ferreira Borges, o Palácio da Bolsa, as Igrejas da Lapa, da Trindade, num total de 26 monumentos e edifícios da cidade, vão desligar as luzes.
A campanha “Hora do Planeta” foi criada em 2007 pela WWF, uma organização ambientalista, fundada em 1961 e cinco milhões de associados nos cinco continentes atualmente.
No primeiro ano, em Sidney, na Austrália, 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois, a iniciativa tornou¬-se um movimento de sustentabilidade global, com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio à causa desligando simbolicamente as luzes – ao mesmo tempo que se apagavam monumentos emblemáticos como a Torre Eiffel, em Paris, a Ponte Golden Gate, em São Francisco, ou as Torres Gémeas de Kuala Lumpur, na Malásia.
Portugal aderiu em 2009, com um apagão em 11 cidades, mas a iniciativa cresceu e em 2015 já foram 118 as cidades portuguesas a ficar às escuras.