PUB
Amanhecer

Porto vai estar em “alerta” durante 2 dias: eis as alturas mais críticas

Porto vai estar em

Face às previsões meteorológicas adversas que se esperam nos próximos dias, o Serviço Municipal de Proteção Civil emitiu um alerta, com destaque para vento forte, chuvas intensas e agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou para o distrito do Porto um aviso amarelo para o vento, que poderá atingir rajadas de até 85 km/h, nos dias 7 e 8 de março (sexta-feira e sábado). 

Alturas mais críticas de chuva e agitação marítima

Além disso, prevê-se precipitação forte, com possibilidade de trovoadas, para os mesmos dias. Os períodos de maior intensidade da chuva estão previstos entre as 12h e as 21h de sexta-feira, dia 7, e entre as 3h e as 9h de sábado, dia 8 (via Câmara do Porto).

No que diz respeito ao mar, o Porto estará sob avisos amarelo e laranja entre a tarde de sábado e o domingo. O pico da agitação marítima acontece entre as 0h e as 11h de domingo, com ondas de até 6 metros, podendo atingir até 10 metros em alguns pontos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com as previsões do IPMA, há um aumento do risco de galgamentos costeiros, especialmente durante os períodos de preia-mar.

Para garantir a segurança de todos, a circulação de veículos e pedestres na Avenida de Dom Carlos I, próximo à barra do Douro, será interrompida a partir das 19h de sábado, sendo reaberta quando as condições do mar o permitirem.

A Proteção Civil Municipal aconselha a população a adotar medidas preventivas e comportamentos seguros para reduzir o risco de incidentes durante este período de condições meteorológicas adversas. Entre estas, por exemplo, a prática de uma condução defensiva e evitar a permanência/circulação em zonas próximas do mar ou com árvores.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer