PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto vai distribuir 800 mil euros por 97 projetos de associações portuenses

Porto vai distribuir 800 mil euros por 97 projetos de associações portuenses

A Câmara Municipal do Porto vai distribuir 800 mil euros por 97 projetos de associações da cidade, no âmbito da segunda edição do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, foi esta terça-feira anunciado. A medida foi aprovada, na segunda-feira, por unanimidade. 

Numa nota publicada na sua página oficial, o município sublinha que a duplicação da verba permitiu quadruplicar o número de apoios, tendo verificado um crescimento exponencial do número de candidaturas, sobretudo de cariz social, em virtude da pandemia. 

Na avaliação das candidaturas, que terminaram no passado mês de agosto, o júri, presidido por Hélder Pacheco, teve em conta quatro critérios primordiais, nomeadamente “o âmbito territorial dos beneficiários, o caráter da resposta, o efeito de complementaridade e a caracterização financeira”. 

De acordo com o presidente da autarquia, Rui Moreira, o júri decidiu atingir o maior número possível de instituições e entidades da cidade e assegurar, dentro das limitações existentes, os apoios conforme as verbas disponíveis. “As prioridades centraram-se na qualificação de instalações e equipamentos e na promoção de projetos de intervenção cívica, junto de públicos diferentes, inovação tecnológica, atividades de maior impacto formativo, opções às quais não foram indiferentes os tempos que vivemos em virtude da pandemia”, acrescentou. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“No documento síntese elaborado por Hélder Pacheco, que esteve ausente da reunião de Executivo Municipal a pedido da própria autarquia devido à situação pandémica, o presidente do júri refere que, «tal como sucedeu no ano transato, o júri considera relevante o apoio ao movimento associativo portuense, por parte da Câmara do Porto, recomendando a sua manutenção»”, refere a nota divulgada no Porto., que destaca ainda “o esforço financeiro e a disponibilidade” para ampliar o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense. 

O autarca considera que o Fundo só atingirá as virtualidades que o executivo pretende “ao fim de uma série de anos”, uma vez que se trata de “uma política continuada”, avançando que em janeiro próximo deverá abrir o novo período de candidaturas para a terceira edição da iniciativa.  

Recorde-se que o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense é um programa que pretende reforçar o apoio prestado pelo município às associações, coletividades e clubes da cidade, que desenvolvem trabalho comunitário junto das populações, através da dinamização da vida cultural, recreativa e desportiva, disponibilizando às mesmas recursos que permitam contribuir para a sua atividade e renovação. 

Nesta edição, foi alocada às associações da cidade que desenvolvam a sua atividade no âmbito do eixo da Coesão Social uma quantia de 300 mil euros, para o eixo da Cultura e Animação 200 mil euros, igualmente distribuído pelo eixo do Desporto, e para o da Juventude e Ambiente foi definida uma verba de 100 mil euros. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem