A Câmara do Porto, em parceria com a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto, o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Agência Nacional de Inovação, vai apresentar esta quarta-feira a estratégia ScaleUp Porto.
Apostar num paradigma mais competitivo para a economia regional e apoiar as startups tecnológicas locais com potencial para escalar internacionalmente, são os objetivos desta nova estratégia para a cidade e região do Porto.
Para tal, a autarquia anunciou, em comunicado, que “vai congregar os esforços dos principais intervenientes no ecossistema de inovação do Porto, desde a academia ao meio empresarial, com vista a fixar na cidade empresas de crescimento rápido”.
“Veniam, Kinematix, Uniplaces, Adclick, Blip.pt, Nonius Software, MOG Technologies, MOVVO e Gema são algumas das empresas que nasceram nos últimos anos no Porto e que, pelo seu rápido desenvolvimento, comprovaram a capacidade da cidade em competir internacionalmente no setor da inovação tecnológica”, acrescenta a nota de imprensa.
De salientar que o UPTEC, um dos parceiros no projeto, acolhe 164 projetos empresariais e já graduou 32 empresas que, no seu total, já criaram cerca de 1800 postos de trabalho qualificados. O impacto económico das empresas do UPTEC no PIB (Produto Interno Bruto), previsto para 2014, é de 70 Milhões de Euros, valores que frisam a importância da fixação de empresas sustentáveis no tecido económico portuense.
Um estudo publicado recentemente pela Startup Europe Partnership (SEP) diz que o ecossistema português de scaleups está a emergir no panorama europeu, tem capacidade de competir à escala mundial, e que quase 30% das scaleups portuguesas estão localizadas no Porto. De referir ainda que é também no Grande Porto que se encontra o centro tecnológico da Farfetch, único “unicórnio” (empresa que já atingiu uma valorização de mil milhões de dólares) fundado por um empreendedor português, José Neves.
Durante a sessão de apresentação do ScaleUp Porto, agendada para as 14h30 no Palácio dos Correios, haverá lugar a dois debates: um sobre “As Cidades e o crescimento sustentável das Startups: Emprego qualificado, Inovação, Investimento e Parcerias”, e um segundo sobre “Como crescer um negócio – De Startup a Scaleup”.
Terça-feira 15 Dezembro, 2015
Porto vai apresentar estratégia para fazer crescer startups locais
A ScaleUP Porto tem por objetivo apostar num paradigma mais competitivo para a economia regional e apoiar as startups tecnológicas locais com potencial para escalar internacionalmente.