PUB
Philips S9000

Porto transforma-se este domingo na capital do órgão

Porto transforma-se este domingo na capital do órgão

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O festival internacional visa provar ao público que o órgão, apesar de “muito conotado com a religião”, é um “instrumento do mundo”.

A partir deste domingo, o Porto será transformado na capital do órgão, com 85 concertos agendados em vários pontos da cidade, no âmbito de um festival internacional que pretende disseminar a música sacra.
Segundo explicou António Ferreira dos Santos, um dos mentores da iniciativa, que deverá ser bienal, o evento “não é senão um ato de veneração ao órgão”, numa altura em que se assinala a passagem do 30.º aniversário da inauguração do grande órgão da Sé Catedral do Porto. Assim, durante dez dias, haverá música em 24 igrejas dos concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar e Gaia, bem como em espaços “de grande relevância” como o aeroporto Francisco Sá Carneiro, a estação ferroviária de São Bento, estação de metro dos Aliados e Câmara Municipal do Porto.
A organização do certame pretende provar que o órgão, apesar de “muito conotado com a religião”, é, na verdade, “um instrumento do mundo”, tal como defendeu Rui Veríssimo, organista e diretor artístico do festival. Mais de metade das atuações serão asseguradas por alunos da Escola das Artes da Universidade Católica. O evento integrará ainda workshops, simpósios e visitas de estudo. O arranque da iniciativa decorrerá no domingo, pelas 16h00, na Sé.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil