
A Câmara Municipal do Porto anunciou a conclusão dos trabalhos na sala de consumo assistido na cidade para esta quinta-feira, 23 de junho, confirmando, assim, a informação outrora revelada de que os trabalhos estariam concluídos na segunda quinzena do mês.
“A partir desta data, o consórcio está em condições de desencadear todas as ações necessárias à operacionalização da sala de consumo assistido, cujo arranque deverá ocorrer em breve”, indicou a autarquia liderada por Rui Moreira, à Lusa, de acordo com a Rádio Nova.
Além da data de finalização dos trabalhos, o município portuense comunicou também a oficialização do contrato para a operacionalização do espaço, celebrado, na última quarta-feira, com o consórcio “Um Porto Seguro”, liderado pela Agência Piaget para o Desenvolvimento.
Recorde-se que a sala de consumo, destinada a utilizadores de substâncias psicoativas ilícitas, por via injetada e/ou fumada, ficará instalada na “Viela do Mortos”, na zona de Serralves.
O espaço deverá funcionar sete dias por semana, 10 horas por dia, em horário proposto pela entidade gestora e validado pela Comissão de Implementação, Acompanhamento e Avaliação e contará com uma equipa composta por profissionais em permanência, entre os quais um médico, dois enfermeiros, um psicólogo, um assistente social, um técnico psicossocial e um educador de pares.
A sala de consumo assistido no Porto envolve um investimento municipal de cerca de 650 mil euros, sendo 270 mil euros destinados à entidade gestora pelo período de um ano, a título experimental.
De referir que o Programa de Consumo Vigiado do Município do Porto resulta da cooperação entre várias entidades, na sequência de um protocolo assinado em 2020 para a criação de respostas deste tipo na cidade.