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Porto torna-se na capital mundial de gastronomia

Porto torna-se na capital mundial de gastronomia

A Alfândega do Porto recebe, a partir desta quinta-feira e até sábado, a primeira edição do Melting Gastronomy Summit, que vai juntar mais de 30 oradores nacionais e internacionais para refletir sobre a gastronomia.

A alimentação é o foco do evento, cujo programa inclui, além das conversas e debates, provas, showcookings, almoços e jantares, exibição de filmes, arte e também um mercado de produtos portugueses.

As ‘talks’ do primeiro Congresso Internacional de Gastronomia de Portugal serão moderadas por Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e José Diogo Albuquerque.

O painel de convidados inclui nomes como os de Matthew Kenney, expoente da cozinha “plant-based”, o chefe taiwanês Andre Chiang, o crítico do The Guardian Jay Rayner, Rafael Ansón, presidente da Academia Internacional de Gastronomia, a brasileira Roberta Sudbrack, eleita em 2015, pela revista “Restaurant”, como a melhor chefe da América Latina e ainda os portugueses João Rodrigues, Miguel Rocha Vieira e Noélia Jerónimo. Há também participantes de áreas como os vinhos (Filipa Pato, Dirk Niepoort ou George Sandeman) ou do pão (Diogo Amorim, da Gleba, ou Paulo Sebastião, da Isco).

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No último dia do encontro, sábado, terá lugar a oficialização da Confraria da Dieta Atlântica. O objetivo, segundo o jornal Público, é candidatar a dieta atlântica a Património Imaterial da Humanidade. Assim, a organização aproveitará o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) para oficializar o projeto, que vai juntar nove parceiros, portugueses e galegos, entre os quais se inclui a AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade -, entidade promotora do Melting. A dieta atlântica tem por base a dieta mediterrânica – já classificada como Património Mundial –  mas coloca mais ênfase no mar, no consumo de peixe, marisco e dos produtos plantados à beira do Atlântico.

Destaque ainda para o Melting Market, a funcionar ao longo dos três dias do evento, e que conta com a participação de 40 marcas e mais de 150 produtos nacionais e internacionais relacionados com a indústria agro-alimentar. Aqui o público poderá provar e comprar “produtos gastronómicos que vão desde os vinhos, acessórios de cozinha e mesa, livros e vários objetos que possam ser usados na mais perfeita experiência gastronómica”. “A entrada tem o preço simbólico de cinco euros, que inclui um copo, dois euros para compras nos expositores e um euro reverte para o Banco Alimentar Contra a Fome”, destacou ao Público António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI.

O encontro contempla ainda o Melting Lab, com nove apresentações de cozinha, por dia (limitadas ao espaço de lugares na assistência), e um espaço reservado à arte, com a apresentação de uma instalação artística da autoria de Ricardo Nicolau de Almeida (intitulada Supertrump) e a instalação sensorial de uma food designer holandesa (The trEATment). Já o Melting Moovies combina filmes e gastronomia, com a apresentação de alguns filmes curtos premiados no Devour! The Food Film Fest, o maior festival de filmes gastronómicos do mundo. 

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