
Na cidade do Porto, já começa a cheirar às festas de São João. Nesta edição de 2025, a Câmara do Porto promete que vem aí o maior fogo de artifício de sempre, numa festa que costuma trazer milhares de pessoas ao centro da cidade.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o espetáculo do fogo vai durar cerca de 16 minutos, com um custo a rondar os 210.000 euros. Importa realçar que, este ano, o fogo de artifício vai ser diferente do que estamos acostumados.
Em vez de ser lançado apenas nas ribeiras de Porto e Gaia, este vai ser alargado também ao espaço entre as pontes Luís I e da Arrábida. Como refere o mesmo meio noticioso, o investimento no fogo de artifício é dividido a meias com a Câmara de Gaia.
Como aponta o mesmo meio noticioso, trata-se de um investimento mais avultado do que no ano passado. Acerca do novo valor, Rui Moreira atribuiu razões de segurança para tal acontecer.
“Temos vindo a verificar que, tanto no Porto como em Gaia, a concentração de pessoas provoca movimentos violentos da população. Percebemos que todo aquele fluxo ascendente de quem está na Ribeira enfrenta obstáculos que antes não encontrava, como as obras do metro. Falámos com as autoridades e acreditamos que esta medida contribui para o conforto e a segurança das pessoas” – disse o presidente da Câmara do Porto.
Sem surpresas, a STCP vai ter a sua operação de autocarros reforçada, durante o período noturno e de madrugada. Está ainda a ser analisada a possibilidade de algumas estações de metro encerrarem, provisoriamente.
Quem vai atuar na noite de São João?
Outro grande destaque do São João no Porto vai ser a música. Sabe-se que a festa vai ter três palcos diferentes. No Largo do Amor de Perdição, a música popular portuguesa estará em destaque, com atuações de Herman José e Quim Barreiros. No mesmo lugar, também se poderá ouvir o set Pimbáu b2b, de DJ Paulo Cunha Martins.
Na zona do Palácio de Cristal, haverá lugar a concertos de Cláudia Pascoal e Ana Bacalhau, sendo que também haverá atuação da Equipa Turbó Baile. Na praça exterior da Casa da Música, há espetáculos de Tio Jel, Ena Pá 2000 e DJ Fernando Alvim.
O orçamento global da programação de São João, em 2025, ficará por 780.000 euros.