PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto já tem serviço “Diabetes Check”

Porto já tem serviço “Diabetes Check”

O município do Porto acaba de receber um novo serviço. Trata-se do projeto “Diabetes Check”, uma iniciativa lançada pelas Farmácias Holon, em parceria com a Roche, e que está disponível em nove farmácias. 

O serviço é dirigido a todas as pessoas com diabetes tipo II, que utilizam equipamentos de medicação de glicemia. O objetivo, adianta o comunicado enviado à VIVA!, é assegurar um acompanhamento cuidado por um profissional de saúde. 

“Se não for devidamente diagnosticada e tratada, a Diabetes mellitus pode provocar deslocações frequentes às urgências hospitalares e levar ao internamento. Sem o controlo adequado, a evolução negativa da doença pode causar complicações difíceis de tratar ou até mesmo irreversíveis”, explica Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação do projeto, que já está disponível em 68 farmácias da marca de Norte a Sul do país.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O novo serviço de acompanhamento à pessoa com diabetes é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, desde farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros, representando uma “ajuda fundamental na gestão diária da doença”.  

Após “avaliação dos parâmetros de saúde, da terapêutica e hábitos de vida”, o são definidas “metas e estratégias para alcançar objetivos, sempre em conjunto com a pessoa que vive com diabetes”, conclui Joana Brito.  

Segundo os promotores, é importante a adoção de hábitos de vida mais saudáveis como implementar uma alimentação saudável, controlar o consumo de hidratos de carbono, praticar exercício físico leve a moderado (de forma regular), evitar consumir qualquer tipo de tabaco, cuidar da visão e visitar periodicamente o oftalmologista, hidratar e cuidar bem da pele, sobretudo das extremidades (mãos e pés) e evitar variações bruscas dos níveis de glicemia. Para tal, devem ser feitos “lanches ligeiros entre as refeições principais”. 

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem