
As escadarias da Rua de Anselmo Braancamp estão, agora, mais bonita com o mural pintado pela artista brasileira Giulia Yoshimura. Em causa está um projeto “com flores e frutos, inspirado na pintura clássica botânica”, intitulado “Passiflora”.
O trabalho surge no âmbito do Programa de Arte Urbana do Porto, que visa contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana assim como para a transformação da “paisagem da cidade”.
A jovem de 24 anos, mestranda em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi uma das artistas escolhidas para integrar, em 2021, o programa.
De acordo com a informação divulgada, a sua arte é “inspirada, inicialmente, pela beleza da botânica brasileira”, mas tem referências de “espécies do mundo inteiro”. Na sua essência, Giulia Yoshimura retrata “flores e plantas com anatomias singulares e complexas”, lê-se no Porto.
Importante referir que já foram realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público do Porto, no âmbito do Programa de Arte Urbana.
Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)