Philips

Porto tem novo laboratório de análises centralizado

Porto tem novo laboratório de análises centralizado

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) instalou, no Hospital Santo António, um novo laboratório centralizado (Corelab), com competências para 12 mil análises diárias, “podendo a partir de agora aumentar a produção sempre que necessário”.

Em comunicado, o CHUP revela que o novo laboratório resulta de um “esforço” de implementação no decorrer da pandemia da covid-19, uma vez que o laboratório teve “uma sobrecarga de funcionamento durante essa face, conseguindo manter ainda assim a capacidade de resposta”, tendo a atividade centrada em três áreas: química, imunoquímica e hematologia.

Este novo espaço conta com tecnologias de última geração, que segundo o comunicado “o trabalho dos profissionais de saúde é otimizado, reduzindo as suas tarefas manuais”.

Já a diretora do Departamento de Patologia e coordenadora do laboratório, Graça Henriques, revela que “esta nova estrutura está dotada de uma solução altamente automatizada do processo laboratorial que permite responder com rapidez e eficácia às necessidades dos utentes” do Hospital Santo António.

O Centro Hospitalar Universitário do Porto foi, em 2008, a unidade do país com o primeiro Corelab.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-quatro-estacoes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-ta5&utm_campaign=quatroestacoes

Viva! no Instagram. Siga-nos.