PUB
CIN - Branco Perfeito

Porto tem nova forma de incentivar estudantes a beber água

Porto tem nova forma de incentivar estudantes a beber água

No Dia Nacional da Água, comemorado a 1 de outubro, o Município do Porto e a Universidade do Porto uniram esforços para promover um consumo mais sustentável da água, reduzindo o uso de plástico entre a comunidade estudantil.

Como primeiro passo, foi instalado um bebedouro na Residência Universitária Ventura Terra, onde 1200 estudantes receberam garrafas reutilizáveis para incentivar hábitos mais ecológicos.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, e António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, marcaram presença na instalação do novo bebedouro na Residência Ventura Terra, que tem capacidade para 54 estudantes.

Este gesto, que pode parecer simbólico, representa um avanço significativo para as duas instituições, que estão comprometidas em reduzir o consumo de plásticos descartáveis, enquanto fomentam o uso de água da torneira, de excelente qualidade, nos espaços públicos.

De acordo com Filipe Araújo, a cidade do Porto dispõe de água de excelente qualidade, e a instalação de bebedouros em diferentes pontos do município é uma forma eficaz de garantir que a população tenha acesso fácil e gratuito à água potável.

Já o reitor da Universidade sublinha a importância de equipamentos como este, que promovem a distribuição de água sem a necessidade de recorrer a embalagens de plástico.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Expansão da Iniciativa às Residências e Campus da Universidade

A instalação de bebedouros será alargada a outras residências universitárias, como Bandeirinha e Campo Alegre I, e também ao E-learning Café da Asprela. Além disso, todos os alunos das residências da Universidade e os funcionários dos Serviços de Ação Social (SASUP) receberam garrafas reutilizáveis, contribuindo para a diminuição do uso de plástico descartável no campus.

Como parte desta ação, o programa municipal “Águas e Energia do Porto” irá também distribuir garrafas de vidro pelas salas de reuniões da instituição, promovendo o uso de alternativas sustentáveis. Este esforço insere-se no programa “Beba Água do Porto”, lançado em 2015, que visa incentivar o consumo de água da torneira, demonstrando a sua segurança, qualidade superior e vantagens ambientais face à água engarrafada.

Alargamento do Projeto a Outros Espaços

Segundo a autarquia, a iniciativa será estendida a todos os espaços geridos pelos SASUP, como cantinas e residências, e a totalidade dos 10 locais de alimentação e 11 residências universitárias. O vereador do Ambiente e Transição Climática, que também participou na cerimónia, destacou que esta ação é especialmente importante entre os jovens, que aderem rapidamente a práticas mais sustentáveis.

Através da campanha “Beba Água do Porto”, o município tem vindo a expandir a oferta de bebedouros, estabelecendo parcerias em diferentes setores, como educação, saúde, nutrição e desporto. Este projeto procura sensibilizar a população para os benefícios da água da torneira, não só do ponto de vista da saúde, mas também pela sua contribuição para a redução do impacto ambiental.

Fotografia: Andreia Merca
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil