PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto tem um mural de homenagem às aguadeiras

Porto tem um mural de homenagem às aguadeiras

No âmbito do Programa de Arte Urbana do Porto, a Ágora – Cultura e Desporto do Porto desafiou o artista Godmess a conceber um mural no Campo 24 de Agosto, onde em tempos ficava a Arca de Água de Mijavelhas. O resultado é um tributo às mulheres que transportavam e vendiam água pelo Porto.

A Arca de Água de Mijavelhas é um reservatório de água construído no século XVI, situado no então Campo de Mijavelhas, atual Campo 24 de Agosto.

O reservatório fornecia água às fontes e chafarizes da cidade, para servir os portuenses que não tinham poço. Era também aí que se abasteciam as aguadeiras, mulheres que transportavam e vendiam água pelo Porto e que estão agora homenageadas num mural de arte urbana, criado pelo artista portuense Godmess.

“Nesta poesia visual através de uma linguagem pictórica contemporânea, o artista reencontra o passado e o presente de um mesmo lugar. Na cor da cidade e dos seus espaços um percurso circular dos mananciais de outro tempo que corre nos corpos até ao mar numa simbiose entre a natureza e a mulher”, aponta o texto descritivo do mural.

A reconstrução da antiga arca onde se armazenava a água pode ser vista no mezanino da estação de metro do Campo 24 de Agosto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Também na Rua de Oliveira Monteiro já pode ser visto um mural da autoria do artista portuense Oker. “Juntos” é o título da intervenção, que se enquadra “bem no período que todos estamos a viver por estes dias”, salienta a Ágora.

De referir que os murais foram concebidos no âmbito do Programa de Arte Urbana do Porto. Inaugurado em 2014, o programa pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado. Desde então, já foram realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade. 

Em dezembro de 2020, a Câmara do Porto anunciou um conjunto de novas intervenções artísticas no espaço público da cidade.

Com curadoria do artista portuense Hazul, o programa conta com novas obras no mural coletivo da Restauração, intervenções em paredes na Rua da Alegria e na Travessa da Senhora da Luz, em postos de transformação da EDP e ainda a disponibilização de uma parede legal no Viaduto de Santa Luzia. 

Fotos: Godmess e Ágora

YouTube player
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem