Philips

Porto tem aplicação que permite explorar a cidade em tempo real

Porto tem aplicação que permite explorar a cidade em tempo real

A partir de agora já é possível explorar a cidade do Porto com um clique. O município acaba de lançar um serviço “inovador”, intitulado “Explore Porto”, que permite aos cidadãos “explorarem a cidade de uma forma diferente”.

Através do endereço explore.porto.pt, a população tem acesso a um conjunto de “informação útil e fidedigna sobre mobilidade e pontos de interesse da cidade”. “Qualquer munícipe ou visitante que tenha um smartphone pode aceder, instantaneamente, a mais detalhes sobre determinado local, podendo assim explorar as redondezas, bem como planear a melhor forma para se deslocar e visitar outros pontos na cidade”, explica a Câmara Municipal.

Além da indicação dos vários pontos de interesse e da possibilidade de “planear uma rota”, a aplicação dispõe ainda da “descrição, história, morada e horários de abertura e informação relevante atualizada” dos locais selecionados e informa ainda os utilizadores, em tempo real, sobre os transportes públicos disponíveis e respetivos horários.

Entre as várias funcionalidades do “Explore Porto”, que recorre a cerca de mil dispositivos de sinalização espalhados pela cidade, destaque ainda para a “indicação de pontos de interesse perto da localização atual [dos utilizadores]”, “alertas sobre alterações temporárias ao normal funcionamento das rotas dos transportes públicos” e a possibilidade de guardar uma “seleção de favoritos, isto é, salvar rotas ou pontos de interesse que queiramos ter à disposição”.

“A curto prazo, está previsto o reforço da interligação do Explore Porto com os diferentes modos de transporte na cidade para uma promoção cada vez mais ativa da mobilidade. Os utilizadores vão poder aceder a mais informação, com melhor qualidade e detalhe, sobre a disponibilidade dos modos suaves de transporte (trotinetes e bicicletas partilhadas), os horários dos comboios e do metro, entre outros”, avança a autarquia.

Com este novo serviço, o Porto prende posicionar-se no processo de transição digital, “procurando garantir o acesso a serviços inovadores, disponibilizados de forma aberta e neutra”.

O “Explore Porto” é desenvolvido pela “Porto Digital”, em parceria com a cidade de Helsínquia, e resulta de um investimento municipal, apoiado por fundos de múltiplos projetos europeus. Conta também com cofinanciamento do Turismo de Portugal e com o apoio da STCP, Metro do Porto e Associação de Turismo do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes