Philips

Porto suspende processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais

Porto suspende processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais

Com vista a sensibilizar os cidadãos para uma adoção responsável e ponderada de animais de estimação, evitando, assim, “decisões por impulso”, a Câmara Municipal do Porto suspendeu até ao próximo dia 4 de janeiro os processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Porto. 

O objetivo é “incitar os candidatos a refletirem se efetivamente reúnem as condições financeiras e físicas, disponibilidade de tempo e se a sua habitação congrega características que permitam a presença de um animal”, explica o município, no seu portal de notícias, advertindo de que “os animais não podem ser prendas”. 

As palavras são de Túlia Aires, médica veterinária do centro, que considera que os interessados em adotar um animal devem “aproveitar esta fase natalícia para refletirem sobre o assunto”. “Um animal é para a vida toda e nós temos que contar que a responsabilidade e a decisão que tomarmos hoje se vai refletir nos próximos dez, quinze anos, que é o tempo de vida do animal”, sustenta, citada na nota divulgada. 

Acreditando que a população tem tendência a ficar mais sensível com as festividades desta quadra natalícia, a responsável alerta de que não se deve adotar por impulso. “Normalmente, as pessoas vêm com a ideia de oferecer um animal e às vezes esquecem-se de perguntar à pessoa que o recebe se era mesmo aquilo que ela queria. Acontece, efetivamente, depois da época de Natal, algumas devoluções porque as pessoas ou não se adaptaram ou não estavam preparadas para o que é ter um animal em casa”. 

Esta é uma decisão que deve ser bem “ponderada”, de forma a evitar as “devoluções das prendas”. “Porque os animais não são prendas e não podem ser devolvidos”, reforça Túlia Aires. 

Recorde-se que a adoção responsável é uma preocupação recorrente do município do Porto, que, por diversas vezes, já promoveu ações de rua com o intuito de sensibilizar para este assunto.  

O Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto está disponível 24 horas por dia, através do contacto telefónico 228 349 490.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes