CMPorto

Porto submete Plano de Logística Urbana Sustentável à Assembleia Municipal

Porto submete Plano de Logística Urbana Sustentável à Assembleia Municipal

A Câmara Municipal do Porto aprovou, na última reunião do Executivo Municipal, a submissão do Plano Municipal de Logística Urbana Sustentável, que define as normas de regulação da atividade logística a implementar assim como algumas medidas de gestão, no prazo de três anos, à Assembleia Municipal. 

O documento em causa, explica o município, foi aprovado depois de “cumprido o período de discussão pública” estabelecido. Em causa estão nove medidas, que se dividem em três categorias de intervenção – a nível das infraestruturas, no campo dos regulamentos e incentivos e na gestão operacional. 

“A primeira medida a implementar estará relacionada com a sensibilização dos vários intervenientes, sejam agentes do setor, seja a população em geral”, escreve o Porto., acrescentando que o plano estabelece também “a definição de uma restrição de acesso temporal que ajuste as janelas horárias de autorização para carga e descarga às reais dinâmicas das zonas” assim como “uma restrição de acesso baseada na volumetria dos veículos, em vez do seu peso”. 

No que respeita à gestão operacional, a autarquia refere que foi proposta a criação de um “help-desk” para a logística urbana e de micro-plataformas, capazes de potenciar a “redução do número de veículos em circulação, o favorecimento da utilização de práticas sustentáveis e o aumento da flexibilidade das operações”. 

O plano prevê ainda a criação de “drop-off points”, como lojas, cacifos ou gaiolas logísticas, que permitirão “dispensar a presença do cliente” e serão especialmente adequados “para mercadorias de pequenas dimensões”. 

Por sua vez, o último ponto do documento está relacionado com a “circulação das viaturas de mercadorias nas vias BUS (reservadas aos autocarros)”, completa a Câmara do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem