O Porto voltou a ser palco do maior espetáculo do desporto automóvel, o WRC Vodafone Rally de Portugal, com milhares de pessoas a assistir de perto à passagem dos melhores pilotos do mundo, numa das provas mais disputadas do campeonato. Também o comércio local sentiu de perto a velocidade da prova, gerando valores de cerca de 15 milhões de euros.
Durante a passada sexta-feira, os espetadores tiveram diversos gastos, destacando-se uma média de 32€ para alimentação e 112€ para alojamento. Quanto ao tipo de alojamento preferido, destaque para os hotéis de 4 estrelas.
Em destaque está também o número de espetadores internacionais que encheram as ruas do centro histórico do Porto. Só durante esta tarde, a cidade registou milhares de visitantes estrangeiros, que se deslocaram propositadamente para assistir à Porto Street Stage, “reforçando o papel da Porto Street Stage na promoção da vantagem competitiva da cidade no contexto internacional. No top das nacionalidades estão os espanhóis, os franceses e os ingleses”, revela a nota enviada às redações.
Em comum, portugueses e estrangeiros partilham “o elevado grau de satisfação global pelo evento (4,43 em 5), destacando como principais pontos positivos o local do evento, o horário da prova, a disponibilidade das equipas locais, o nível de espetacularidade, as acessibilidades e a organização”. Segundo os inquiridos, este evento promove o turismo, aumenta a diversidade cultural e tem um impacto económico muito positivo na cidade do Porto”.
Refira-se que os dados foram apresentados pela equipa de investigação do Núcleo de Investigação do ISAG (NIDISAG), a entidade escolhida pela Porto Lazer para avaliar o impacto da Porto Street Stage. O NIDISAG conduziu o estudo de audiência e impacto económico do evento na cidade do Porto, com várias equipas permanentes no evento.