CIN Aquastop

Porto sem transportes públicos na noite de São João

Porto sem transportes públicos na noite de São João

Na noite de 23 para 24 de junho, data em que se celebra o São João, festa já cancelada pela Câmara Municipal do Porto devido à pandemia de covid-19, “não haverá transportes” e as ruas terão “fiscalização e policiamento reforçados”, anunciou, na quarta-feira, a autarquia, depois de uma reunião que juntou o presidente, Rui Moreira, e os conselheiros dos Conselhos Municipais de Segurança e Economia para debater o desconfinamento na cidade. 

“Hoje não estamos em estado de emergência e esperamos não estar no dia 23 de junho. Mas sendo assim não podemos impedir as pessoas de circular e não podemos tentar impor medidas que as pessoas não cumprem e que não podemos obrigá-las a cumprir”, destacou o autarca, apelando que “as sardinhas sejam comidas em família e que não se estrague, numa noite, o admirável exemplo de civismo que os portuenses têm dado ao país”. 

Segundo o comunicado, divulgado pelo município, a proposta foi aceite pelos administradores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da Metro do Porto, que terão concordado que na noite de São João não haverá o habitual reforço da operação dos transportes públicos para a Baixa e Centro Histórico, epicentros da festa.

Por sua vez, a Câmara também não irá proceder aos habituais cortes de trânsito em artérias “que propiciem o ajuntamento dos foliões”. 

O objetivo da autarquia é que os festejos deste ano, marcado pela pandemia, sejam “circunscritos ao menor aglomerado de pessoas possível”, razão pela qual vai apostar numa “campanha de comunicação” para esse efeito. 

Recorde-se que as festas de São João, nomeadamente concertos e fogo de artifício, foram canceladas logo no início do mês de abril, numa altura em que o Norte era uma das regiões mais afetadas pelo novo coronavirus.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/tradicao-a-precos-baixos-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=032023-edicao72utm_campaign=sabebem