PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto revela vencedores do “Programa de Arte Urbana”

Porto revela vencedores do “Programa de Arte Urbana”

A Câmara Municipal do Porto acaba de revelar as propostas vencedores para as intervenções artísticas nas ruas da Restauração e das Flores, no âmbito do Programa de Arte Urbana do Porto, dinamizado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto.

Em causa, recorde-se, na proposta da Restauração, está a sexta fase do Mural Coletivo da Restauração, onde cada artista ou coletivo podia “enviar até duas propostas para figurarem em dois ou quatro dos 14 módulos da parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, estendida ao longo de 70 metros da Rua da Restauração”.

No total, o município rececionou 24 propostas, de um total de 22 artistas de cinco nacionalidades, todos residentes em território nacional, e selecionou os projetos dos artistas Inês Arisca, Pablo Cidad, André Eiras, Paula Rezende, Gustavo Carneiro, Rute Costa e Sphiza (Filipa Fonseca).

Por sua vez, o concurso relativo às intervenções artísticas em 24 caixas de distribuição de energia elétrica, situadas na Rua das Flores, sob o mote “”500 anos da Rua das Flores”, recebeu 16 propostas, de um total de 14 artistas de cinco nacionalidades, também residentes em território nacional.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As propostas vencedoras foram as de Guilherme Sommermeyer, Isa Silva, Isabella e Justin, Isadora Machado, Ricardo Ciriaco Almeida Macedo e Tiago de Carvalho, revelou a Ágora.

Recorde-se que, no primeiro concurso, a empresa municipal atribui 750 euros por intervenção/proposta selecionada (de dois ou quatro módulos) e no segundo 650 euros para “ajudas de produção na intervenção de cada conjunto de quatro caixas de eletricidade”.

Entre os vários critérios para a seleção dos vencedores estiveram a “originalidade, o mérito artístico e a adequação às características do suporte e do espaço geográfico”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem