RECHEIO 50 ANOS

Porto reforça programa de apoio ao controlo de gatos errantes

Porto reforça programa de apoio ao controlo de gatos errantes

A Câmara Municipal do Porto aprovou o reforço do apoio atribuído às quatro associações que operacionalizam o método Captura-Esterilização-Devolução (CED), no âmbito do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos.

O valor total de 50 mil euros será distribuído pela Associação Miacis, Associação Animais de Rua e a Associação Causas de Caudas. A proposta, apresentada pelo vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, foi aprovada por maioria, com a abstenção do presidente do executivo municipal, Rui Moreira, que anunciou que, pessoalmente, não concordava com a esterilização.

Segundo Filipe Araújo, citado pelo portal de notícias da autarquia, “o impacto do programa CED, desde a sua implementação em 2019, tem sido amplamente positivo, tendo sido legalizadas 108 colónias, esterilizados 867 animais, num programa de intervenção cujo universo abrange 1315 animais”.

Resultados que justificam a “renovação do modelo de colaboração e apoio financeiro junto das associações legalmente constituídas que reúnem perfil e competências para este efeito”, sublinhou.

“O programa CED tem concorrido para a redução de focos de insalubridade no concelho do Porto, na medida em que pressupõe um plano de gestão que garante que todo o espaço público da colónia será limpo e higienizado, livre de resíduos ou restos de comida, de forma a evitar a proliferação de pragas”, explicou o vereador.

As vantagens do programa CED estão no “controlo e redução do número de gatos errantes assilvestrados, maior controlo sanitário das populações de gatos da cidade, para além de contribuir para uma maior segurança pública, bem como para a segurança de pessoas, animais e bens”, concluiu Filipe Araújo.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem