O Porto já nos habituou a ser uma cidade por onde passam os grandes eventos e a tendência parece ser para continuar. Entre os dias 15 e 19 de junho, acontece o Global Exploration Summit (GLEX Summit) e a Invicta é um dos locais de passagem.
Posto isto, o que podemos esperar do evento? Desde já, alguns dos exploradores e cientistas com melhor reputação do mundo. Isso por si só é garantia de uma oportunidade ímpar de aprendizagem.
Como refere a Câmara do Porto, a apresentação oficial do evento aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, sendo que o município se fez representar pela vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha.
O evento começa já neste sábado (15) e vai ser apoiado pela Agência Espacial Portuguesa. O dia inaugural da GLEX Summit será focado na exploração espacial, com destaque para a Lua.
Para além disso, o arranque do evento também colocará os holofotes sobre a gravação em direto de um programa da BBC, chamado The Infinite Monkey Cage, que conta com Robin Ince (comediante) e o físico Brian Cox.
Tudo isto vai acontecer na Alfândega do Porto, no entanto depois o evento segue viagem. O GLEX Summit também se passa em Angra do Heroísmo, nos Açores, em que se falará sobre os oceanos e missões espaciais.
Escusado será dizer que o que não falta é matéria de reflexão para todos os visitantes. Afinal de contas, não é todos os dias que Portugal recebe um evento de tamanha dimensão científica e com tanta importância.
Feitas bem as contas, o evento tem dois destaques: a missão Artemis, que levará astronautas à Lua pela primeira vez desde 1972; e a importância do Espaço e dos Oceanos para ter informações sobre o clima.
Na linha da frente, estarão alguns dos mais conceituados cientistas e exploradores, que são grandes referências nas suas áreas.
Mais informações podem ser encontradas aqui.
Fotografia: DR Porto.