PUB
Galiza

Porto recebe espetáculo em “dose dupla” deste nome grande da história da dança

Porto recebe espetáculo em

É já esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de março, que o Teatro Rivoli recebe Lucinda Childs para a estreia nacional de “Four New Works”, um programa composto por quatro novas coreografias. 

Tal como refere a Ágora, na sua página oficial, entre as peças apresentadas, destaca-se um solo interpretado pela própria coreógrafa e criações com música de Hildur Guðnadóttir e Philip Glass.

Este espetáculo marca o primeiro conjunto de obras inéditas da artista e da sua companhia em quase dez anos. Assim, é dada ao público uma oportunidade de explorar a evolução do seu trabalho. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que Childs é um nome com bastante relevo na dança pós-moderna, tendo tido particular destaque ao longo dos últimos 50 anos. As quatro coreografias que integram o programa são:

  • “Actus”, um dueto ao som de “Actus Tragicus” (BWV 106), de Johann Sebastian Bach, interpretado pelo duo Takahashi e Lehmann.
  • “Geranium ’64”, um solo que revisita a peça “Childs’s solo Geranium” (1965), com um trabalho multimédia de Anri Sala.
  • “Timeline”, uma coreografia coletiva embalada pela música original de Hildur Guðnadóttir.
  • “Distant Figure”, outra peça de grupo, desta vez acompanhada pela composição “Distant Figure (Passacaglia for Solo Piano)”, de Philip Glass, com Anton Batagov ao piano.

Com uma trajetória que começou no Judson Dance Theater, em 1963, Lucinda Childs foi uma das figuras centrais do movimento que redefiniu a dança contemporânea. A coreógrafa nova-iorquina fundou a sua própria companhia em 1973 e, desde então, criou mais de 50 obras.

Os espetáculos acontecem na sexta-feira e no sábado, às 19h30, e prometem uma viagem única pelo universo coreográfico de Lucinda Childs. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Fotografia: Ágora
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2