
Durante o mês de agosto, a unidade móvel do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) vai percorrer as ruas da cidade, com rastreios anónimos e gratuitos, revelou a Câmara Municipal do Porto.
Rua Mouzinho da Silveira, Rua das Carmelitas, Praça da República, Praça da Liberdade, Praça Marquês do Pombal, Avenida Rodrigues de Freitas e Campo 24 de Agosto são alguns dos locais por onde o CAD móvel andará e cujos rastreios são efetuados “por ordem de chegada, sem necessidade de marcação”. O percurso completo, com indicação das datas, horas e locais, está disponível aqui.
Por sua vez, os cidadãos que tenham interesse em realizar os rastreios na unidade fixa do CAD VIH/SIDA Porto, provisoriamente instalada na Rua da Constituição n.º 199, necessitam de efetuar agendamento prévio, através dos contactos telefónicos 220 412 250 e 961 314 380 ou do e-mail [email protected]. Em funcionamento de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00, esta unidade garante, de igual forma, a privacidade dos cidadãos.
De referir que estes serviços enquadram-se no âmbito das atividades previstas no plano de ação da estratégia “Porto, Cidade Sem Sida”, assinado em maio do ano passado, que pretende que pretende reduzir o estigma e atingir a discriminação zero no que concerne aos infetados “através do cumprimento das metas 90-90-90 por volta de 2020, isto é, 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas, 90% das pessoas que sabem que estão infetadas estejam em tratamento e 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada”.
Foto: Filipa Brito | CM Porto