De acordo com fonte do pelouro do Ambiente da autarquia, atualmente existem três hortas municipais no concelho: a de Aldoar, a das Condominhas e a da Lada, criada no âmbito do projeto artístico “Manobras” e transferida em junho de 2014 para a gestão municipal.
Aberta “a residentes do concelho do Porto”, a participação nas hortas municipais é gratuita e feita por sorteio, mas os talhões existentes [25 na Horta das Condominhas e 12 na de Aldoar, com cerca de 25 metros quadrados] estão “todos atribuídos” e contam com uma lista de espera, informou a autarquia.
Após a obtenção do talhão de terreno, “os futuros agricultores recebem também formação em produção agrícola em modo biológico e compostagem”.
“Os produtos são para consumo próprio sendo disponibilizada água, um local comum para armazenar as ferramentas e um compostor individual”, esclarece a Câmara.
A criação de hortas municipais no Porto, “anterior à iniciativa ‘Horta à Porta’ da LIPOR”, nasceu “de um processo de auscultação da população em algumas zonas-piloto para resolver um desafio de gestão da direção municipal do Ambiente sobre como revitalizar terrenos votados ao abandono, inseguros, permanentemente conspurcados ou pejados de seringas em áreas periféricas da cidade”.
“Deste processo participativo e de envolvimento cívico da rede de atores locais resultou a instalação de duas hortas – a de Aldoar, em 2003 e da Condomínia, em 2004”, recorda a Câmara.
Segunda-feira 11 Maio, 2015
Porto quer inaugurar quarta horta municipal este ano
A Câmara do Porto prevê inaugurar este ano a quarta horta municipal junto ao bairro de Vilar, na zona de Massarelos, fazendo subir para 40 os talhões para cultivo, que têm sempre lista de espera.