PUB
Philips S9000

Porto quer duplicar as áreas verdes de acesso público na cidade

Porto quer duplicar as áreas verdes de acesso público na cidade

A Câmara Municipal do Porto informou esta semana que o futuro Plano Diretor Municipal (PDM) definiu o “ambicioso objetivo” – que será analisado na reunião de Câmara do próximo dia 20 de julho – de duplicar as áreas verdes de acesso público na cidade do Porto, durante a próxima década.

De acordo com a nota divulgada, “a grande revolução” do documento faz-se ao “nível do ambiente e qualidade de vida”, integrando, de acordo com Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, “uma nova abordagem às questões da sustentabilidade e da qualidade do ambiente urbano”.

O objetivo, adianta, é aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e a resiliência assim como a adaptação do território aos desafios das alterações climáticas.

Desta forma, o documento assenta em “três grandes eixos”: o primeiro, que define como prioridade a “definição de um sistema ambiental que identifique todos os «riscos urbanos» existentes” e o segundo, que valoriza a “estrutura ecológica municipal” e mostra a vontade do executivo em “privilegiar as áreas do território ditas «verdes» e «azuis»”.

Os corredores verdes ao longo das linhas de água existentes são também valorizados por este eixo tal como a preservação das zonas de aluvião e a promoção de corredores arborizados ao longo dos espaços-canal fundamentais da cidade, assinala a autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por sua vez, o terceiro eixo diz respeito à “densificação da estrutura verde da cidade”, sendo ambição da Câmara do Porto duplicar a área verde de acesso público, através da criação, ampliação e requalificação de parques e jardins públicos.

Além disso, o município refere que está também prevista a definição do sistema verde em espaços associados a urbanizações, de propriedade pública ou privada, e de acesso público.

“Neste quadrante, a aposta municipal para os próximos dez anos reflete-se ainda no compromisso de arborização dos arruamentos estruturantes da cidade, assim como na criação de incentivos que possibilitem alargar o leque de espaços verdes para usufruto da população”, conclui o comunicado divulgado no portal de notícias do Porto.

Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2