A Câmara Municipal do Porto vai propor à Comissão de Toponímia a atribuição do nome da poetisa Ana Luísa Amaral, falecida no passado mês de agosto, e homenageada na última edição da Feira do Livro do Porto, a uma rua da cidade.
A proposta em causa foi submetida pelo Bloco de Esquerda e terá sido aprovada na última reunião do executivo, avança o Porto.
Segundo detalha a nota divulgada, a proposta destaca a “referência incontornável da literatura, da investigação, das lutas pelos direitos humanos na cidade e no país” de Ana Luísa Amaral, sem esquecer os seus avanços com “os estudos de género, como poeta e como tradutora de livros, mas também como cidadã”.
A também tradutora e académica portuguesa é ainda recordada como “feminista, militante dos direitos humanos, da igualdade e da solidariedade entre os povos”, personalidade “muito ativa nas manifestações contra a troika” e ainda “madrinha da marcha do Orgulho LGBTQ do Porto”.
Na mesma proposta, o executivo solicita também à Comissão de Toponímia a elaboração de “um estudo sobre a diversidade de género da toponímia do Porto que permita deliberar sobre a introdução de medidas de discriminação positiva, designadamente tendo em conta a igualdade de género, na atribuição da toponímia na cidade”.
Foto: Guilherme Costa Oliveira