Ao que tudo indica, o Porto poderá mesmo ter uma nova ciclovia. Depois de um projeto de ciclovia com Gondomar, que acabou por ficar sem efeito, deverá nascer um circuito que liga o Pólo da Asprela a Campanhã, pela Rua de Currais.
Quem o avança é o Porto Canal, que dá conta que o projeto em questão já foi “encomendado” pela GO Porto. Nesse sentido, a Câmara do Porto terá anunciado que tem intenções de se candidatar ao programa Norte 2030, para obter financiamento da obra.
Sobre a necessidade desta nova criação, a autarquia explica que “a falta de ciclovias na cidade é uma das principais preocupações dos portuenses”. Recorde-se que o projeto com Gondomar acabou por ser cancelado, depois do contrato com o Fundo Ambiental não ter avançado.
Como refere a mesma fonte de informação, a ciclovia antes prevista, de 6 quilómetros, foi avaliada, numa primeira fase, em 970.000 euros. Desse valor, 728.000 euros foram oriundos do Fundo Ambiental. Mesmo assim, a autarquia quis aproveitar a parte de traçado já existente para ir em frente com a ligação até Campanhã.
Importa referir que a nova via não terá qualquer interferência com a linha 404 da STCP, da Asprela até Campanhã.