Entre os dias 13 e 15 de setembro, o Porto Pride vai regressar à cidade Invicta com uma nova edição, que incluirá uma conferência aberta ao público, um brunch com apresentações artísticas e a tradicional celebração do orgulho LGBTQI+, no Largo do Amor de Perdição.
De acordo com a Ágora, o lema deste ano é “Dar palco à visibilidade queer”. Na edição que está prestes a começar no Porto, o evento será distribuído ao longo de três dias, com uma programação diversa e adequada a vários gostos.
Na sexta-feira, 13 de setembro, das 15h às 19h, a Porto Business School será o palco da “Porto Pride Summit”, uma conferência organizada pela It Gets Better Portugal, que terá como foco os direitos humanos. A participação é gratuita.
Um dia depois, no sábado, acontecerá aquele que é o principal evento do fim de semana. A partir das 16h e até à 1h de domingo, o Largo do Amor de Perdição será o centro das celebrações do Porto Pride.
Durante este período, haverá lugar a performances de drag queens como Ashley Scarlatti, Lunna Foster, Trixie, Stella Secrets e Lilly Prozac, entre outras. A festa também incluirá a música dos DJs Thayná Santos, Dillitzer, Humikub e Luck Burton.
Devido à realização do evento, haverá restrições de trânsito em algumas vias a partir das 15h de sábado até às 2h de domingo, incluindo:
- Campo dos Mártires da Pátria (lado sul), entre o n.º 178 e a Rua de Trás;
- Rua das Taipas, entre o Campo dos Mártires da Pátria e a Rua de S. Miguel;
- Rua de S. Filipe de Nery;
- Rua das Carmelitas, entre a Rua de S. Filipe de Nery e a Rua do Conde de Vizela;
- Rua do Dr. Ferreira da Silva.
Além disso, a Rua da Restauração terá uma redução de faixa entre o Largo do Viriato e o Campo dos Mártires da Pátria, com circulação de veículos da STCP mantida, como explica o município.
Para encerrar o fim de semana, o Hard Rock Café será o cenário do Porto Pride Drag Brunch, que estabelece uma espécie de “dueto” entre a culinária e as performances queer. Os bilhetes para este evento ainda estão disponíveis.
A edição de 2024 do Porto Pride é organizada pela Unicorn Whisper – Associação Porto Pride, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.