Santander Escolhas

Porto/Post/Doc está quase aí com mais de 100 filmes

Porto/Post/Doc está quase aí com mais de 100 filmes

Já é conhecido o programa final da edição 2022 do Porto/Post/Doc que irá contar com mais de cem filmes, entre os dias 16 e 26 de novembro, por diversas salas da cidade. 

Nos 10 dias de festival destacam-se as “oito longas-metragens que integram a competição internacional do certame, num olhar panorâmico sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade”. Entre as películas está a de Adnane Baraka (Fragments from Heaven), Antoine Cattin (Holidays) e a de Claudia Müller (Elfriede Jelinek – Language Unleashed).

De acordo com a Ágora, “outro dos destaques recai sobre a grande abertura, a acontecer no Coliseu Porto Ageas, ao som de «Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song», filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine”. A cerimónia de entrega de prémios vai contar com a exibição de «All the Beauty and the Bloodshed», filme de Laura Poitras sobre a artista e ativista Nan Goldin.

Por outro lado, a empresa municipal salienta “o ciclo de conversas Fórum do Real que irá enfatizar o tema central do festival – a Neurodiversidade”. As quatro conversas irão abordar as questões da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. “Integrarão os painéis, entre outros, o maestro Martim Sousa Tavares, o realizador Jorge Jácome, o psiquiatra Adrian Gramary, o escritor Hugo Van der Ding, o fotógrafo Paulo Pimenta e o realizador Jorge Pelicano”.

Como novidade da edição deste ano, o festival lança o LABCeuta, “um laboratório de cinema que propõe desenvolver atividades complementares em volta da competição Cinema Novo”, onde o objetivo principal “é a reflexão em torno do cinema como meio de expressão artística e de exploração de realidades”.

A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará também com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, a tradicional competição Cinema Novo (com filmes de escola), bem como uma dimensão Industry, direcionada a profissionais nacionais e internacionais do setor.

Toda a programação, bilhetes e informações úteis podem ser consultadas em no site oficial do evento.

Foto: Porto/Post/Doc

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem