PUB
Recheio 2024 Profissional

Porto poderá receber Mundial de Futebol de 2030: o que precisas de saber

Porto poderá receber Mundial de Futebol de 2030: o que precisas de saber

O executivo municipal do Porto aprovou, esta segunda feira, 8 de junho, o apoio à organização do Campeonato Mundial de Futebol de 2030, que terá lugar em Portugal, Espanha e Marrocos.

Esta decisão, que foi objeto de discussão na última reunião, destaca a possibilidade do Porto ser selecionado como uma das cidades anfitriãs, dada a adequação do Estádio do Dragão para acolher jogos dos quartos-de-final. Contudo, a proposta enfrentou oposição do Bloco de Esquerda e da CDU.

De acordo com o documento, o Porto poderá beneficiar significativamente desta seleção, promovendo o desenvolvimento desportivo, social, cultural e económico-financeiro da cidade. A autarquia compromete-se a desempenhar um papel ativo na organização dos jogos, na promoção local do evento e na concessão das necessárias licenças e autorizações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, o município compromete-se a tornar as instalações públicas atrativas, cooperar na implementação de uma estratégia de transporte e mobilidade, e apoiar um programa de voluntariado.

Também estão previstas a cooperação com as autoridades para garantir a segurança, a responsabilidade pelos custos e despesas associadas, a implementação de um serviço médico abrangente e a promoção da competição. Caso a cidade do Porto seja escolhida, sediará ainda um “FIFA Fan Festival” em pelo menos dois locais.

Durante a reunião, o presidente da Câmara destacou que esta decisão terá implicações além do atual mandato, mas é necessário comprometer-se agora. As vereadoras do Bloco de Esquerda e da CDU justificaram a sua oposição, mencionando a organização do campeonato por Marrocos, um país que, segundo as mesmas, ocupa o Sahara Ocidental e não respeita os direitos humanos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz