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Porto poderá alargar faixa de autocarros para os motociclos

Porto poderá alargar faixa de autocarros para os motociclos

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A autarquia do Porto pretende ampliar a circulação de motociclos e ciclomotores à generalidade das faixas do BUS existentes ao longo da cidade. A proposta de regime experimental aparece após esta medida ter sido testada em metade destes canais rodoviários.

A proposta da maioria liderada pelo presidente da Câmara Rui Moreira será votada na reunião camarária da próxima terça-feira e prevê que “o processo de monitorização” continue a ser feito “pela Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade e Tráfego, nomeadamente quanto às condições de segurança viária e condições de circulação dos veículos (sinistralidade)”.
A decisão foi tomada com base na avaliação feita pelo departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) ao projeto-piloto que a autarquia iniciou em 2014 em 14 artérias do centro da cidade, o equivalente a cerca de 25% das faixas BUS existentes na cidade.
Em abril de 2015, a Câmara decidiu alargar a circulação de motociclos e ciclomotores “a cerca de 50% da extensão total de corredores Bus existentes no município”.
De acordo com o Relatório de Avaliação da FEUP, nas “contagens de tráfego realizadas em 19 postos de contagem dos arruamentos que integram a zona piloto” foram “contabilizados 2106 motociclos e ciclomotores a circular”, sendo que “aproximadamente 56% destes veículos circulavam nos corredores BUS”.
O documento acrescenta que foi no posto de contagem colocado na rua Júlio Dinis que se verificou uma “maior percentagem de utilização do corredor BUS”, já que “mais de 84% dos motociclos e ciclomotores que utilizam este arruamento” optaram por circular naquela via reservada.

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