De 1 a 9 de agosto, a música vai andar no ar entre a Casa da Música, a Reitoria da Universidade do Porto e o Palácio da Bolsa. É o regresso de mais uma edição do Porto PianoFest, cuja abertura está marcada para as 21 horas de quinta-feira, no primeiro espaço referido, com o concerto “Bela Senão Sem”, que conta com a participação da Orquestra Jazz de Matosinhos e com o pianista João Paulo Esteves da Silva.
E se, por um lado, o festival internacional de piano conta com concertos e recitais tocados por pianistas consagrados, conhecidos como “Mestres do Piano”, por outro reserva, também, lugar a “Jovens Talentos”, isto é, “pianistas promissores que merecem um palco para se apresentar”, como sublinha a Câmara Municipal do Porto, coprodutora do evento. Mas, as experiências não ficam só por aqui!
A pensar nos jovens estudantes de música, o PianoFest conta, ainda, com masterclasses e conferências. O objetivo, adianta a autarquia, é que eles possam “ouvir e aprender com nomes consagrados como Pedro Burmester, Judith Jauregui (pianista espanhola) e Oscar Colomina i Bosch (compositor/maestro, diretor da Menuhin School em Londres).
José Ramón Mendez (Northwestern University, Chicago), Mariel Mayz (Hunter College, NY), Nuno Marques (pianista, diretor PPF) e Judith Jáuregui são alguns dos nomes que fazem parte do cartaz deste ano.
Importante referir que ainda antes de iniciar a 4.ª edição do PianoFest, dirigido pelo pianista português radicado em Nova Iorque, Nuno Marques, há uma maratona de piano para ouvir, na Estação de São Bento, até às 16h00 desta segunda-feira.
Mais informações sobre o evento disponíveis na sua página oficial.