Sabor do mês PD - peixe

Porto Pianofest promete trazer estreias internacionais, masterclasses e workshops

Porto Pianofest promete trazer estreias internacionais, masterclasses e workshops

A sétima edição do Porto Pianofest vai trazer ao Porto, de 1 a 9 de agosto, uma agenda de concertos e formações, que “promete atrair os maiores nomes da música clássica”. Josu de Solaun, Clarice Assad Trio e José Ramon Mendez são, assim, algumas das presenças na edição deste ano.

Segundo a empresa municipal, Ágora, o evento pretende fortalecer o Porto “enquanto hub cultural” e “aproximar artistas de todo o mundo, em vários locais históricos espalhados” por toda a cidade.

Ocupando as principais salas culturais da cidade, como a Casa da Música, o Palácio da Bolsa e a Reitoria da Universidade do Porto, a iniciativa terá uma programação reforçada de concertos, apresentações gratuitas e uma componente pedagógica.

Haverá também “masterclasses, conferências e residências artísticas para os talentos de todo o mundo”.

A Casa da Música será o palco da abertura do Porto Pianofest, com o grupo brasileiro Clarice Assad Trio, “uma das grandes figuras da fusão MPB/clássica brasileira e que se estreia em Portugal”.

Nuno Marques, diretor artístico do festival, sublinha que, de edição para edição, procuram “apostar numa maior diversidade de nacionalidades e de perfis de músicos”.

O evento terá “nomes reconhecidos da música ao piano” e procura “elevar a excelência das residências artísticas, pensadas para reunir músicos de topo de todo o mundo, com vista a que possam preparar-se, estudar e apresentar o seu trabalho ao público”, adianta.

A Ágora revela, ainda, que as residências garantem aos artistas um recital a solo num auditório do Porto, sessões com os professores convidados, uma sala de estudo com piano disponível no Conservatório do Porto e a gravação profissional audiovisual do concerto a solo.

O Porto PianoFest, fundado em 2016, trata-se de um festival internacional de piano que traz à cidade pianistas de renome e jovens talentos da música.

No caso de querer saber mais informações e bilhetes para a iniciativa, consulte o site.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem