Sogrape

Porto perde temporariamente O Ardina

Porto perde temporariamente O Ardina

A estátua O Ardina, situada na Praça da Liberdade, vai ser retirada do seu local habitual já a partir desta quarta-feira, 6 de julho. A remoção em causa acontece no seguimento da “nova fase das obras da Linha Rosa do Metro do Porto” e da “consequente construção da estação na Praça da Liberdade”.

“Na atual localização da estátua, será construída uma entrada para a futura estação S. Bento/Liberdade”, indicou a Metro do Porto, de acordo com informação avançada pela Câmara liderada por Rui Moreira.

No mesmo comunicado, a autarquia destaca que vai acompanhar os trabalhos decorrentes da operação e que aproveitará o período de realização das obras da linha para “proceder à restauração” da escultura.

A obra, da autoria de Manuel Dias, vai ficar guardada num armazém do município.

Assim que estiverem concluídos os trabalhos da linha Rosa, que vai ligar S. Bento à Casa da Música, com estações intermédias no Hospital Santo António e Galiza, O Ardina voltará às ruas da cidade.

Recorde-se que a estátua em causa é uma das mais emblemáticas do Porto, homenageando “o homem que vendia jornais pelas ruas da cidade”.

Foto: Global Imagens

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem