
O espaço já tinha recebido o selo de garantia “Green Flag Award”, atribuído por vários especialistas na área do ambiente. Mas o público confirmou que o Parque da Cidade do Porto é um dos cinco melhores do mundo.
A cidade do Porto tinha três candidatos apurados para esta competição mundial – Parque da Cidade, Jardim do Passeio Alegre e Jardim Botânico -, todos eles ostentando o Green Flag Award. Eram 2.096 os espaços a concurso.
A votação foi feita online pelo público, envolvendo assim quem conhece e utiliza os parques e jardins, uma “prova de que esses espaços verdes são efetivamente valorizados e positivamente reconhecidos por quem os utiliza”, considera a organização do Green Flag Award, segundo o portal de notícias da Câmara do Porto.
A decisão do público permitiu então apurar os cinco melhores parques do mundo, sem classificação entre eles. O top 5 inclui, para além do Parque da Cidade do Porto, o Abraham Ledeboer Park, em Enschede (Holanda), o Al Bahya Garden, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), o St. Anne’s Park, em Dublin (República da Irlanda), e o Stadtpark – Botanischer Garten Gütersloh, em Gütersloh (Alemanha).
Obedecendo a rigorosos padrões de exigência na gestão e manutenção do parques e jardins, o “Green Flag” é um prémio internacional originário de Inglaterra e é atribuído anualmente pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.