PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia entre os concelhos de risco “muito elevado”

Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia entre os concelhos de risco “muito elevado”

Depois de, na última avaliação, integrarem o lote de concelhos de “risco elevado”, os concelhos de Matosinhos e Vila Nova de Gaia juntam-se, agora, ao Porto nos concelhos de risco “muito elevado”.

A informação foi avançada esta quinta-feira por Mariana Vieira da Silva, depois da reunião de Conselho de Ministros.

A ministra de Estado e da Presidência afirmou que que existem, atualmente, 47 concelhos em situação de risco muito elevado, mais 14 do que na semana anterior, e 43 concelhos em situação de risco elevado, ou seja, mais 16. Em situação de alerta estão, por sua vez, 30 concelhos, menos quatro do que na última avaliação.

Em situação de risco muito elevado estão, além do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, Albergaria-a-Velha, Albufeira, Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Avis, Barreiro, Benavente, Cascais, Elvas, Faro, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mafra, Mira, Moita, Montijo, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira do Bairro, Palmela, Peniche, Portimão, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Vagos, Vila Franca de Xira e Viseu.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Alcobaça, Alenquer, Arouca, Arraiolos, Azambuja, Barcelos, Batalha, Bombarral, Braga, Cantanhede, Cartaxo, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Espinho, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Óbidos, Paredes, Paredes de Coura, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Santiago do Cacém, Tavira, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão e Vila Real de Santo António integram, por sua vez, o lote de concelhos de risco elevado.

Em situação de alerta estão Águeda, Alcoutim, Aljustrel, Amarante, Anadia, Cadaval, Caldas da Rainha, Castelo de Paiva, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Guarda, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Velho, Murtosa, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Serpa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela.

Nos concelhos de risco muito elevado, recorde-se que além da proibição da circulação na via pública a partir das 23h00, teletrabalho obrigatório e funcionamento dos estabelecimentos de restauração, durante a semana, apenas até às 23h00, aplica-se, agora, a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital covid-19 ou teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos, alojamentos locais ou em restaurantes.

Nos municípios de risco elevado e muito elevado, às sextas-feiras a partir das 19h00, ao fim-de-semana e aos feriados, o funcionamento de serviço de refeições no interior dos restaurantes apenas é permitido a clientes portadores de Certificado Digital COVID da União Europeia ou teste negativo.

Por sua vez, o acesso a estabelecimentos turísticos ou a estabelecimentos de alojamento local está dependente, em todo o território continental, “da apresentação pelos clientes, no momento do check-in, de Certificado Digital COVID da União Europeia ou teste negativo”.

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem