Philips

Porto licenciou mais do dobro de esplanadas na cidade

Porto licenciou mais do dobro de esplanadas na cidade

No ano de 2020 o Município do Porto licenciou 537 esplanadas, mais 314 que no ano de 2019. Este aumento deve-se à alteração do modelo de ocupação destas estruturas no espaço público, havendo agora esplanadas a ocupar mais área nos passeios e, pela primeira vez, lugares de estacionamento.

Estes números representam 9.340 metros quadrados de área ocupada na cidade, e revê-se numa estratégia traçada devido à pandemia, para que os espaços de restauração tivessem mais espaço de forma a cumprirem as regras impostas pela Direção-Geral de Saúde.

Em revelação ao Jornal de Noticias, os proprietários dos estabelecimentos mostram-se satisfeitos com a decisão camarária, resultado de uma medida de exceção que entrou em vigor em maio de 2020, dizendo que “foi uma coisa muito boa” para o negócio.Até ao final do ano, estão isentos do pagamento de taxas municipais.

No corrente ano de 2021, entre o total de 543 esplanadas licenciadas até ao passado mês de setembro, o Município do Porto licenciou 174 esplanadas em lugares de estacionamento, mais 57 comparativamente a 2020.

Em praças e largos, os pedidos autorizados cresceram mais de 50%, havendo atualmente 16 esplanadas nestes locais, mais seis do que no ano anterior.

A medida tem um impacto no Orçamento Municipal de 2021 superior a 500 mil euros.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes