Sogrape

Porto lança programa de capacitação Power Code

Porto lança programa de capacitação Power Code

Desenvolver competências em programação, tendo em vista a reconversão profissional de públicos desfavorecidos, especialmente jovens em situação NEET (Not in Education, Employment, or Training – nem estudam, nem trabalham) e desempregados de longa duração, de forma a potenciar o seu (re)ingresso profissional no mercado de trabalho. É este o objetivo do novo programa lançado pela Câmara do Porto. As inscrições estão já a decorrer.

De natureza intensiva (em horário laboral), o Power Code – Programa de Capacitação para o Desenvolvimento de Competências em Programação vai permitir que 15 participantes sejam capacitados em bases de código e programação, “essenciais para se tornarem programadores qualificados e capazes de (re)ingressar o mercado de trabalho”.

Segundo indica a Câmara do Porto, o programa inclui também o apoio aos participantes na organização dos respetivos currículos, portfólios e outros documentos de apresentação, sendo igualmente traçados perfis individualizados para facilitar o matching (correspondência) entre os participantes e os potenciais empregadores.

“Esta iniciativa visa, ainda, responder à necessidade da cidade de formar profissionais na área das Tecnologias de Informação, decorrente do aumento de ofertas de emprego nestas áreas profissionais”, salienta ainda a autarquia.

O programa, que deverá iniciar no mês junho, será dinamizado através de plataformas digitais até que seja possível retomar o formato presencial. 

A inscrição no Power Code pode ser feita aqui. Os candidatos deverão cumprir alguns critérios, como jovens em situação NEET (até aos 29 anos) ou desempregados de longa duração; residência na cidade do Porto; 12º ano; bons conhecimentos de Inglês; capacidade para trabalhar em equipa; capacidade para receber e dar feedback; vontade em aprender coisas novas; ser humilde; não procrastinar; e ter espírito de entreajuda.

O processo de seleção contemplará três momentos: “validação dos critérios de acesso; prova de seleção que incide sobre a motivação dos candidatos e as suas soft skills (competências interpessoais) e um assessment (avaliação), em que serão avaliadas as competências técnicas dos candidatos”.

Para mais informações, contacte a equipa da Cidade das Profissões, através do 223 392 360 ou [email protected]

Esta iniciativa está enquadrada no âmbito do programa AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa – candidatura da Câmara do Porto ao Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, com o objetivo de promover a inclusão social e contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego nos territórios mais vulneráveis do concelho do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes