CIN - Branco Perfeito

Porto lança concurso para a construção do Parque da Alameda de Cartes

Porto lança concurso para a construção do Parque da Alameda de Cartes

A GO Porto – empresa municipal de gestão e obras, lançou, nesta quarta-feira, o concurso público para a construção do Parque da Alameda de Cartes. Este concurso apresenta um valor base de 1.854.646,02 euros e um prazo estimado de um ano.

O novo parque, localizado na freguesia de Campanhã, vai conectar “vários pontos estratégicos, respondendo aos apelos das populações e promovendo a qualificação e coesão do território através de soluções inspiradas na natureza (nature base solutions)”, afirma a Câmara Municipal do Porto.

Esta intervenção corresponde a uma área localizada na interface dos bairros do Falcão, do Cerco e do Lagarteiro, com ligação ao Parque Oriental. O projeto vai permitir que se deixe de “ter troços informais utilizados pela comunidade, contrariando as adversidades dos declives existentes e encontrando as melhores soluções para a fragmentação que as infraestruturas viárias impõem”.

O acesso a escolas, equipamentos, serviços e parques será também facilitado, “criando espaços com áreas de receção e encontro, recreio, bem como espaços de promoção da biodiversidade e de fruição pelas pessoas”.

Através desta intervenção, a autarquia “pretende criar um parque verde de acesso público, multifuncional e inclusivo, capaz de melhorar a qualidade de vida das populações locais; desenvolver uma rede de circulação pedonal, promotora da mobilidade suave; mitigar impactos das estruturas viárias; preservar a natureza e promover dinâmicas ecológicas; e otimizar a circulação pedonal, definindo caminhos de menor declive”.

O município destaca ainda que o projeto é desenvolvido no âmbito do URBiNAT (Urban Innovative & Inclusive Nature – Healthy Corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS) e conta com o financiamento europeu do programa Horizonte 2020.

Foto: CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes