
É já esta quinta-feira, dia 5 de junho, que arranca uma nova rota a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com a Air Canada. Esta estabelece a ligação entre as cidades de Porto e Montreal, no Canadá, três vezes por semana.
Tal como refere o Porto Canal, a novidade aqui é que a ligação poderá ser prolongada para além da época alta. Quem coloca essa possibilidade em cima da mesa é a diretora de vendas para a região europeia.
Nas palavras de Margaret Skinner, “o objetivo seria prestar alguns destes serviços durante todo o ano”. A própria relembra ainda que a ligação entre o Porto e Montreal é feita sempre às terças, quintas e domingos à tarde, até ao dia 25 de setembro.
Ainda sobre a hipótese de alargamento, a representante da Air Canda refere que a política habitual da empresa passa por iniciar a operação sempre com um serviço sazonal. Embora a procura seja maior na época alta, Skinner destaca que a missão da companhia aérea é incentivar as pessoas a viajar e ir alargando a oferta pouco a pouco.
Segundo a diretora de vendas da Air Canada na Europa, “uma grande parte dos aviões será preenchida por clientes que viajam do Canadá e de fora do Canadá, que querem vir para Portugal”.
No evento de apresentação desta nova rota, esteve presente Luís Pedro Martins. O presidente do Turismo do Porto e Norte salientou a importância cada vez maior dos turistas do Canadá, em solo português. Um dado que considera positivo é a tendência de 72,5% dos canadianos viajarem fora de época alta.
“Isto é tudo aquilo que um território como o nosso que quer combater permanentemente a sazonalidade gosta de ouvir. Para Portugal, ocupa a décima posição para o Porto e Norte e a oitava com um crescimento incrível: o mercado cresceu 19% chegando às 283 mil dormidas, 135 mil hóspedes e já no primeiro trimestre de 2025 continua a crescer, cerca de 5,2%” – assinala (via Porto Canal).